Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, será criado cardeal
07/10/2024O papa Francisco criará 21 novos cardeais para a Igreja em um consistório no dia 8 de dezembro, entre eles, o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam).
O papa Francisco fez o anúncio depois da oração do Ângelus hoje (6), aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“E agora estou feliz em anunciar que no dia 8 de dezembro celebrarei um consistório para a nomeação de novos cardeais”, disse o papa, lembrando que a origem variada dos novos cardeais “expressa a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra”.
Essa inclusão, disse, “manifesta, portanto, o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”.
Depois do anúncio, dom Jaime comentou sobre a nomeação ao site da arquidiocese de Porto Alegre: "Surpreendidos hoje pela indicação do Santo Padre para uma nova missão ou a continuidade da missão na Igreja”.
“Neste momento gostaria de uma forma toda especial gostaria de me dirigir ao clero da arquidiocese de Porto Alegre, ao povo da arquidiocese de Porto Alegre, especialmente aos que foram atingidos pelo tragédia climática no Rio Grande do Sul, mas não somente estes, também o Centro-Oeste atingido pelas queimadas, a seca na Amazônia. Enfim é o Brasil. É o mundo”, acrescentou.
Dom Jaime Spengler também se dirigiu “aos bispos do Brasil, da América Latina e do Caribe”. “Faço votos que nós juntos possamos cooperar da melhor forma para promover o Evangelho em todas realidades de nossa sociedade. Caminhemos juntos na comunhão afim de que possamos promover já entre nós o Reino de Deus e a sua Justiça. Agradeço ao papa e também a proximidade de cada irmão e de cada irmã. Deus abençoe”, disse ao site da arquidiocese.
Além de dom Jaime Spengler, outros quatro bispos latino-americanos serão criados cardeais: o arcebispo de Lima e primaz do Peru, dom Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio; o arcebispo de Santiago del Estero e primaz da Argentina, dom Vicente Bokalic Iglic; o arcebispo de Guayaquil, Equador, dom Luis Gerardo Cabrera Herrera; e o arcebispo de Santiago, Chile, dom Fernando Natalio CHomalí Garib.
Um dos 21 novos cardeais que o papa Francisco criará em 8 de dezembro – o arcebispo Angelo Acerbi, que até 27 de fevereiro de 2001 foi Núncio Apostólico na Nova Zelândia – tem mais de 80 anos, portanto não poderá participar de um conclave para eleger um eventual sucessor de Francisco, de 87 anos.
Com os novos cardeais, a partir de 8 de dezembro, serão 141 cardeais eleitores, 111 dos quais foram nomeados pelo papa Francisco, que representa 79% do total.
Depois do seu anúncio, o papa Francisco pediu orações “pelos novos cardeais, para que, confirmando sua adesão a Cristo, misericordioso e fiel Sumo Sacerdote, eles possam me ajudar no ministério de bispo de Roma para o bem de todo o povo santo de Deus”.
Fonte: ACI Digitalhttps://www.acidigital.com
Outras notícias de
- A Experiência da composição em minha vida
- CNBB lança campanha para a evangelização 2024 no Cristo Redentor
- Solenidade de Cristo Rei apresenta Jesus como o centro e Senhor da história
- É a voz do Rei do universo, que nos salva, diz papa no Ângelus
- Milhares de crianças participam do Círio das Crianças em Santarém
- Mais de 100 mil pessoas participam da procissão em honra a Nossa Senhora do Rocio
- Papa Francisco publica novo livro por ocasião do Jubileu 2025
- Memorial Santa Dulce dos Pobres é reaberto em Salvador
- Santa Catarina ganha duas arquidioceses, Joinville e Chapecó
- Vulcão destrói convento na Indonésia e mata freira
- Egito aprova legalização de 293 igrejas em um esforço pela inclusão religiosa
- Bartimeu e o encontro transformador com Jesus
- Papa Francisco escreve Encíclica Um Coração que Muda o Mundo
- Papa Francisco lançará primeiro livro de memórias publicado por um papa em exercício
- Papa Francisco recebe representantes de Israel e da Palestina no Vaticano
- Sínodo, dom Pedro Cipollini fala da necessidade de conversão espiritual, pastoral e de estruturas
- São Francisco de Assis, exemplo de pobreza, harmonia e paz
- O chamado profético de Ezequiel e o nosso tempo
- CNBB promove a Semana Nacional da Vida
- Em Bruxelas, Papa pede que a Igreja se torne serva de todos, sem subjugar ninguém