A Igreja já canonizou casais, famílias inteiras e viúvo. Quem são?

antos formam uma multidão. E também atraem multidões de devotos. Cada paróquia e cada cidade tem um santo. São tão numerosos e variados como nós, fiéis desses tempos. Assim, vivemos a fé em comunhão com eles. Para começo de conversa que significa ainda a expressão comunhão dos santos?
“Designa ainda a comunhão entre as pessoas santas (sancti), isto é, entre os que, pela graça, estão unidos a Cristo morto e ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra; outros, que já partiram desta vida, estão se purificando, ajudados também pelas nossas orações; outros, enfim, gozam já da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formam, em Cristo, uma só família, a Igreja, para louvor e glória da Trindade. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, 195)
Vamos conhecer tipos de pessoas santas. Isso mostra que em todas as idades e situações de vida, Deus chama seus filhos à santidade.
1 Família santa
São Gregório e Santa Nona viveram no Século IV na Capadócia, onde atualmente é a Turquia. Nona se converteu ao cristianismo e levou o marido também à conversão. Seus três filhos também são santos: Santa Gorgônia, São Cesário, e o célebre pregador São Gregório de Nazianzo.
2 Casal de santos
Luigi Beltrame foi beatificado em 2001 juntamente com a esposa Maria. O casal era de Roma e sofreu muito quando a gestação do primeiro filho teve complicações e tiveram que decidir pela vida da mãe ou da criança. De forma milagrosa, ambos se salvaram. De forma ainda mais milagrosa, tiveram outros três filhos. Dedicaram a vida ao cuidado da família, cultivando a fé.
3 santo idoso
O avô dos santos pode ser considerado Santo Antônio Abade, que é conhecido no Brasil como Santo Antão. Ele foi monge no deserto egípcio e teria vivido entre 251 e 356, ou seja, fazendo as contas, 105 anos.
4 santos que eram pais
Santa Teresinha teve também pais santos. São Luís e Santa Zélia tiveram nove filhos, quatro morreram prematuramente e cinco meninas se tornaram religiosas.
5 santo viúvo
São Pedro é conhecido como o santo das viúvas e viúvos. Primeiramente porque em Marcos 1,29- 45 Jesus cura a sogra dele e se presume que ele era um viúvo. Importante contar com a proteção dele também para as pessoas sós.
6 santos adolescentes
Jovens e adolescentes foram martirizados no reino Mwanga, onde fica atualmente Uganda, em 1885. O chefe dos pajens, São Carlos Lwanga foi inquirido sobre ser cristão e não renunciou à fé junto com outros 22 companheiros com os quais conheceu o martírio.
7 santos que eram crianças
Santos Francisco e Jacinta Marto eram crianças quando, com a prima Lúcia, tiveram visões de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Aquele ano de 1917 foi agitado no mundo e o ano seguinte foi marcado pela “gripe espanhola” que colocou fim à vida de Francisco, aos 10 anos, e Jacinta aos 9.
8 uma santa jovem, entre tantos outros jovens santos e santas
A Beata Chiara Luce Badano partiu aos 18 anos, depois de longo sofrimento com câncer. Mas sua vida foi um testemunho de fé e esperança que transmite uma eloquente mensagem para os jovens do mundo inteiro.
Fonte: Aleteia
https://pt.aleteia.org
Veja também Noticias da Igreja católica
Notícias Católicas Rosário da MadrugadaO desabafo do sertanejo Zé Neto em live de madrugada com Frei GilsonNotícias Católicas CasamentoFrei Gilson dar dicas de como ter um casamento feliz diante de DeusNotícias Católicas Rosário da MadrugadaElano emociona fiéis ao compartilhar testemunho de conversão no Santo Rosário com Frei Gilson