Alexandre Soul

Alexandre Soul - Biografia, trajetória na música católica

No dia 28 de julho de 1972 nasceu Alexandre Emanuel Cláudio e junto dele uma grande paixão pela vida...

Desde pequeno, percebemos que o Alexandre tinha gosto pelas artes e principalmente pela música. Cantarolava o dia inteiro, desde a hora de acordar até a hora de dormir. Na pré-adolescência, passou a se interessar pelas cordas, foi quando demos a ele o seu primeiro violão que compramos do zelador do nosso prédio - lembra seus pais.

No colégio montou sua primeira banda cover de rock nacional e internacional, tocando em festivais de escolas e festas de bairros.

Passaram-se os anos e cada vez mais Alexandre se mostrava interessado pelas artes, tanto que acabou por estudar Educação Artística na FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado). Nesta faculdade conheceu as artes como um todo mas passou a se interessar mais pelo teatro e pela música (disciplinas que faziam parte do currículo do curso).

Atuando em vários trabalhos, Alexandre sempre buscou unir suas duas grandes paixões artísticas, a música e o teatro. Passou por vários grupos e bandas onde experimentou diversos estilos e ritmos e, assim, começou sua carreira profissional na cidade de São Paulo.

Em 1991, ingressou voluntariamente na entidade católica CCEV (Comunidade Casa Esperança e Vida) onde se recuperam dependentes de drogas e álcool onde começou um trabalho envolvendo as artes no tratamento dos recuperandos. Neste mesmo ano montou um trabalho com uma banda de rock onde era um dos protagonistas. Com a incumbência de fazer o trabalho de prevenção às drogas, esta banda de rock chamada ETERNA gravou e lançou o seu primeiro CD em 1994. Após grande sucesso o trabalho da Eterna ficou conhecido pelo Brasil. Sendo convidada para mostrar todo o êxito do trabalho com os dependentes químicos através das artes, no ano de 1998, a Eterna participou do Multifestival Internacional David de Artes na cidade de Barcelona na Espanha.

Em 1999, Alexandre se tornou apresentador de um programa musical de televisão chamado "Canto da Hora" da produtora ASJ (atual TV Século 21). Neste programa que ia ao ar para todo o Brasil pela emissora Rede Vida de Televisão e posteriormente, também pela própria TV Século 21, apresentavam-se cantores, bandas, grupos de teatro e dança que Alexandre ajudou a descobrir e a lançar para todo o Brasil.

No ano 2000, Alexandre Soul optou por seguir carreira musical solo e se dedicar aos estudos, foi quando ingressou na FASCS (Fundação das Artes de São Caetano do Sul) onde começou a cursar composição e regência.

Desde de 2001 passou a ser voluntário da Associação Nova Geração que cuida de dependentes químicos.

Devido ao gosto pelo estilo "soul music" Alexandre adotou o sobrenome artístico "Soul", passando a ser conhecido e chamado por Alexandre Soul.

Em 2005 lançou o primeiro álbum solo de sua carreira, o CD “Cantando, dançando e louvando!”, um trabalho com influências da soul music e também da MPB.

Não podemos deixar de citar que este primeiro CD, produzido musicalmente pelo próprio Alexandre Soul, fora indicado ao GRAMMY Latino 2005 na categoria de “Melhor Álbum de Música Cristã em português”.

Fazendo um som cada vez mais maduro e apurado, numa mistura bem elaborada da MPB com a Soul Music, Alexandre Soul produziu e lançou em 2011 o seu segundo álbum, o CD “Joelhos no Chão”. Neste álbum, Alexandre deu continuidade ao trabalho de prevenção às drogas e o álcool falando do cotidiano, abordando temas ligados à família, relacionamentos, trabalho e etc. Vale também citar que o CD "Joelhos no Chão" foi premiado em 2011 pelo Troféu Louvemos o Senhor da TV Século XXI na categoria de melhor álbum independente.

Ao longo de sua carreira Alexandre Soul produziu e participou da gravação de vários CDs e DVDs de cantores e bandas. Entre estes trabalhos estão:

"Shema Israel" e "Papyrus" da banda Eterna; "Scream of the Cross" da banda União; "Heaven’s Dance 2, 3 e 4" do tecladista e dj Eduardo Bortolato; "Grace of God" da cantora pop country norte americana Donna Lee; "20 anos do Hallel de Franca" do evento Hallel; “Eruda” e "Deus está mais perto que você imagina" do guitarrista Maércio Lopes; "Reencontro" da cantora: Adriana; "Ora Samba II" do pagodeiro Jurandyr Mello; "Na Estrada" da cantora country e sua banda Dayana & Sacramento; "Um novo tempo" da banda Missão Resgate; "Vós sois o sal da terra" da Comunidade Maranathá; "Tempo e Saudade" do cantor Paulo César; "15 anos CODIMUC" da gravadora CODIMUC; “Via33” da banda Via33; "Nome Poderoso" da banda pop Apóstolo XIII; "Terceiro Anjo" da banda de pop rock Terceiro Anjo (Este CD contou com a produção musical e arranjos de Alexandre Soul e foi indicado em 2013 ao prêmio "Troféu Louvemos o Senhor" na categoria de melhor álbum rock).

Alexandre Soul também é formado no curso profissionalizante do Teatro Escola Célia Helena. Onde participou de várias peças apresentadas no próprio teatro da escola, abertas ao público.

Alexandre Soul, definitivamente é um grande talento e sabe exatamente o que quer e como quer. Com muita dedicação e sem medo algum, ele ama o que faz e, por isso, se entrega totalmente, de corpo e alma, à arte, aos palcos e ao povo. Optou por cantar o amor à vida e acredita que é um presente de Deus este dom que recebeu.

Publicidade Publicidade

Contador de Cliques